segunda-feira, 24 de maio de 2010

Autoconhecimento

Não tenhamos medo de nós mesmos. Jamais procuremos o de que precisamos nos outros.

Não tenhamos medo de nós mesmos. Jamais procuremos o de que precisamos nos outros. Podemos encontrar tudo em nós mesmos.
Somos obra divina e fomos criados com total exclusividade.
Conhecer qualquer um ou até mesmo a todos, não significa conhecermo-nos ou equacionarmos as nossas dúvidas e problemas.
Somos um cosmos de amor, profundamente ignorado, a perder-se na penumbra do medo. Temos receio de estar a sós conosco.
Os apelos constantes, formulados pelo mundo nos habituaram a uma vida externa, afastando-nos do hábito saudável de estar com nós mesmos, por alguns instantes, a fim de refletirmos sobre a vida. O consumismo exacerbado nos engole as forças e nos impõe compromissos desnecessários, mas que exaurem todas as reservas orgânicas e espirituais.
Insensatos, vamos abandonando-nos ao desânimo, ao descontentamento, às fobias inexplicáveis, simplesmente por temermos interiorizar-nos para descobrimos as infinitas possibilidades que dormitam em nosso âmago, fruto de nossas experiências transatas.
Silenciar em meditação profunda, exercitar a paz em alguns momentos diários, mentalizar o amor em movimento através das vibrações, eis o melhor campo para o cultivo do autoconhecimento.
Nesses instantes, angariamos preciosos recursos para abastecer a alma de vigorosas energias, que melhor nos estruturam a continuar com serenidade.
Serenidade que não seja sinônimo de amolentamento, porquanto ela é força de propulsão a nos dar condições de vencer as adversidades sem esmorecimento.
Na assertiva "conhece-te a ti mesmo", tão utilizada pelo sábio da Antiguidade, Sócrates, o ser encontrará meios de desvestir-se do homem velho, reformulará antigos pendores e desenvolverá aptidões até então ignoradas, para levar a bom termo o compromisso assumido no mundo espiritual, antes do mergulho na carne.
Não percas precioso tempo, analisando o que possuis, porque tua verdadeira e única identidade reside no que és.
(Do livro: Superando a Ansiedade-Eulália Bueno-Espírito: Maria do Rosário Del Pilar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário