O que é? Como funciona a Campanha? Qual o objetivo? Quem foi Auta de Souza?
O QUE É A CAMPANHA?
A CAMPANHA DE FRATERNIDADE AUTA DE SOUZA é uma atividade que ocorre nos Centros Espíritas ou Postos de Assistência, geralmente aos domingos pela manhã, com a finalidade de divulgar a Doutrina Espírita de porta em porta levando esclarecimento e consolo aos lares, e arrecadar donativos para as famílias carentes. A Campanha desenvolve-se em três etapas: preparação (estudo e prece), o trabalho nas ruas (distribuição de mensagens ou arrecadação de donativos) e, por fim, a avaliação e o encerramento.
OBJETIVOS
- Divulgação da Doutrina Espírita nos lares;
- Arrecadação de donativos;
- Incentivo à reforma íntima;
- Incentivo à prática da caridade;
- Formar futuros caravaneiros.
COMO SURGIU A CFAS?
Nos idos de 1950, Nympho Corrêa residia em Campo Grande-MS e frequentava a Mocidade do Centro Espírita Discípulos de Jesus, quando veio de Recife-PE, o sargento Oli de Castro e convidou os jovens para organizar a Campanha do Quilo na cidade. Sendo assim, Nympho participou efetivamente por mais de dois anos deste trabalho.
Em 1952, mudou-se para a cidade de São Paulo onde iniciou suas atividades como trabalhador no Departamento de Assistência Social da Federação Espírita da cidade de São Paulo, vindo a propor o início da Campanha de Fraternidade neste local, por intuição e necessidade das famílias, e de levar as mensagens de consolo aos lares da capital paulista. Assim sendo, em 3 de março de 1953, realizou-se a primeira Campanha de Fraternidade. Após vencidas as lutas iniciais, chegaram as primeiras orientações espirituais de Bezerra de Menezes pelas mãos de Chico Xavier, encorajando e orientando os passos do trabalho iniciante.
PARA CONHECER MELHOR
Você poderá realizar o Curso de Campanha de Fraternidade Auta de Souza e treinamentos nos ENCONTROS FRATERNOS AUTA DE SOUZA pelo Brasil afora e até em outros países e na CONCAFRAS-PSE. Para maiores informações consulte o site:www.ocentroespirita.com
POR QUE REALIZAR A CAMPANHA DE FRATERNIDADE AUTA DE SOUZA
QUEM FOI AUTA DE SOUZA?
Nasceu em Macaíba-RN, em 12 de Setembro de 1876. Antes de ter completado três anos, ficou orfã de mãe e aos quatro anos do pai. Aprendeu a ler aos sete anos e aos oito anos, lia para as crianças pobres, para as humildes mulheres do povo e velhos escravos.
Aos dez anos assistiu a morte de seu irmão Irineu, vitimado pelo fogo produzido pela explosão de um lampião a querozene. Aos quatorze anos iniciaram os sintomas da tuberculose.
Aos dezessete anos foram publicadas suas primeiras poesias. Seus versos são recitados em festas sociais e saraus poéticos. Em 20 de Junho de 1900 sai a 1ª edição do seu único livro de poesias, HORTO, que esgotou-se em dois meses. Em 07 de Fevereiro de 1901, aos vinte e quatro anos de idade, Auta de Souza desencarna em Natal-RN. É considerada uma das maiores poetisas do Brasil.
VEM E AJUDA
Repara, além das rosas do teu horto,
Onde a luz do teu sonho brilha e mora,
Os romeiros que seguem, vida a fora,
Padecendo aflição e desconforto.
Infortunados náufragos sem porto,
Tristes, rogando a paz de nova aurora,
Levam consigo a dor que clama e chora
Sob as chagas do peito quase morto...
Não te detenhas!... Vem, socorre e ajuda
A multidão que passa, inquieta e muda,
Implorando-te amor, consolo e abrigo!
Reparte o pão que te enriquece a mesa,
Estendendo o teu horto de beleza,
E o Mestre Amado habitará contigo.
Auta de Souza (Auta de Souza, Auta de Souza, 7. ed. p. 78)
Nenhum comentário:
Postar um comentário